O que é energia solar?

"A energia solar está se tornando uma fonte cada vez mais viável de obtenção de eletricidade."


Qual a definição de energia solar?


A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. A energia solar é uma energia alternativa, renovável, sustentável e inesgotável, que funciona utilizando o sol como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e aquecimento solar.


O conceito:

Energia Solar é associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Após a luz do sol ser captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização.



As principais características da energia solar são:

  1. Não gerar resíduos, sendo considerada uma energia limpa:

  2. Ser uma energia renovável, alternativa e sustentável e inesgotável:

  3. Não gerar resíduos, sendo considerada uma energia limpa:

  4. Possuir uma fonte de energia gratuita:

  5. Possuir uma vida útil de mais de 25 anos, com baixa necessidade de manutenção.

  6. Gerar economia de até 95% na conta de luz:


O sol pode funcionar como fonte de energia para geração de energia elétrica por meio da energia fotovoltaica.

A energia fotovoltaica utiliza placas solares para captar a luz do sol, gerando eletricidade, enquanto a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos.



Energia Solar Fotovoltaica


Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica.


Para gerar energia elétrica, as células fotovoltaicas precisam ser montadas dentro de um painel solar visando proteção e durabilidade e por sua vez, este painel solar, será conectado em outros painéis em um sistema solar fotovoltaico.



Energia Solar Térmica


A energia é captada através de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares.

São os sistemas mais simples, econômicos e conhecidos de aproveitar o sol, sendo utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água para chuveiros ou piscinas, aquecimentos de ambientes ou até em processos industriais. Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água ou óleo que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor.



Energia Solar Heliotérmica


Uma usina solar Heliotérmica concentrada consiste em duas partes: o coletor térmico e o ciclo de potência. Espelhos de configurações variadas servem para concentrar os raios solares; no foco dos espelhos circula um fluido de trabalho que é aquecido com o calor da concentração. No ciclo de potência acontece a expansão desse fluido de trabalho em uma turbina, ou, alternativamente o vapor pode ser utilizado diretamente em processos industriais. Para garantir um funcionamento mais flexível e confiável da usina heliotérmica, de dia e de noite, é possível incluir um armazenamento térmico ou uma co-combustão de combustíveis reservas no ciclo de potência. Dessa forma, a usina heliotérmica é capaz de gerar energia despachável.





Fonte: https://www.portalsolar.com.br/o-que-e-energia-solar-.html


7 visualizações0 comentário

FALE CONOSCO 

  • 22_edited
  • download_edited

Siga a gente

  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2019 por                         

LOGO THE3.png